segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Reforços do Vasco para 2015

A nova diretoria do Vasco da Gama, comandada por Eurico Miranda, já articula a montagem do elenco para a nova temporada, e surgem nomes dos possíveis reforços do Vasco para 2015. 
Alguns jogadores que estão emprestados a outros clubes devem voltar e ser aproveitados. Jogadores do elenco de 2013, que foram afastados mas continuam recebendo salários e com contrato em vigor, também devem voltar a jogar.
São muitas expectativas quanto à este novo time, já que Eurico Miranda vem prometendo um elenco para buscar títulos.
Abaixo, veja a lista com os prováveis reforços do Vasco para 2015:
THIAGO NEVES Thiago Neves pode ser reforço do Vasco em 2015. Informação vem de pessoa próxima ao jogador e contatos estao sendo com futura diretoria.
DIEGO SOUZA Meia querido pela torcida do Vasco, atualmente defende o Sport, está na lista de reforços da diretoria do Vasco para 2015. Bases salariais serão tema das conversas.
EMERSON SHEIK Jogador dispensado pelo Botafogo, está sem clube, e teria a aceitação de Eurico Miranda, Ainda não houve contato oficial. 
DIGUINHO Volante do Fluminense estaria na mira do Vasco, de acordo informções do radialista esportivo Rodrigo Campos.
RAFAEL SÓBIS Ainda de acrodo Rodrigo Campos, Rafael Sóbis, atacante do Fluminense é mais um que interessa ao Vasco da Gama.
EDUARDO FAVERO Desconhecido de grande parte da torcida, o zagueiro Eduardo Favero, reveleado pelo Vasco, que defendeu o Ipatinga nesta temporada, pode ser uma das novidades para 2015.
CARLOS ALBERTO A diretoria do Vasco estaria cogitando trazê-lo de volta à São Januário. Atualmente ele está no Botafogo. 
RAMÓN CORONEL Lateral-direito de 22 anos que serve a Seleção Paraguaia e pertence ao Nacional, foi oferecido ao Vasco da Gama. Ele tem 22 anos e o Nacional pede R$ 2,9 milhões por 100% dos direitos econômicos dele.
SANDRO SILVA Volante afastado pela diretoria que encerra o mandato agora, deve ser reintegrado ao novo elenco do Vasco da Gama. Ele tem contrato em vigência e recebe salários do clube.
NEI Lateral-direito do elenco rebaixado em 2013, segue afastado e recebendo desde o início do ano e deve ter mais uma oportunidade na equipe que será montada.
BERNARDO Meia atacante emprestado ao Palmeiras, volta ao Vasco e deve ser reintegrado ao time principal para a temporada vindoura. Ele tem o carinho da torcida vascaína.
WILLIAM BARBIO Atacante pertence ao Vasco e atualmente defendendo o Bahia por empréstimo, volta e é mais uma opção para a nova diretoria. Barbio não conseguiu se firmar na oportunidades que teve no Vasco.
ROMÁRIO Atacante revelado no Vasco da Gama, estava emprestado ao Macaé, já foi dispensado e voltará a treinar em São Januário. Ele é mais uma opção para o ataque do novo elenco. 
GILSON KLEINA Treinador com passagens por Palmeiras e Bahia, Kleina é aprovado por Euriquinho, filho de Eurico Miranda, que tem voz ativa na gestão do pai. Ele pode substituir Joel Santana.

Escorregão de Kardec vira piada e aumenta trauma do São Paulo com pênaltis

Alan Kardec estendido no chão, golpeando o gramado enfurecidamente depois de escorregar e chutar para o alto sua cobrança, impotente diante de um duro golpe do acaso... esse é o retrato do São Paulo em decisões por pênaltis nas últimas temporadas. Pela terceira vez consecutiva, o time foi eliminado de um torneio desta forma, talvez a mais sofrida do futebol, e sempre em casa.
Tinha sido assim no Campeonato Paulista de 2013, quando Alexandre Pato, então no Corinthians, foi parado por Rogério Ceni, mas teve direito a uma segunda chance porque Ceni se adiantara e o juiz mandou voltar. Converteu sua segunda tentativa e ajudou o Corinthians a eliminar o São Paulo no Morumbi.
A tragédia se repetiu um ano depois, com doses um pouco maiores de vergonha, porque o algoz do Paulista de 2014 foi o pequeno Penapolense. O time do interior eliminou o gigante da capital, este em casa, depois de converter todas as suas cobranças, e Rodrigo Caio, o volante hoje no estaleiro, perder a sua.
Nessa última quarta-feira chuvosa, a tragédia foi sul-americana. Kardec escorregou e perdeu; Toloi chutou fraco e perdeu; Ceni não perdeu, mas também não defendeu nenhuma cobrança, e o Atlético Nacional avançou à final mesmo tendo sido derrotado nos 90 minutos por 1 a 0.
A fúria de Kardec contra o gramado só diminuiu quando ele foi consolado pelos colegas, conscientes de que, dessa vez, o escorregão fora apenas uma fatalidade, falta de sorte em uma noite fadada a não dar certo para o São Paulo.
"Ele é o nosso melhor cobrador e ali na hora fez o que sempre faz: deslocou o goleiro, bola de um lado, goleiro do outro. Mas escorregou, uma fatalidade, não tem jeito, acontece", tentou explicar o técnico Muricy Ramalho, que também classificou a eliminação são-paulina no Morumbi lotado como "a maior injustiça que eu já vi na vida."
"E olha que eu já vi muita coisa", completou.
O lance de Kardec derrapando, as travas de sua chuteira não resistindo à umidade do gramado, o atacante caindo de bunda no chão, a bola descrevendo uma parábola curiosa sobre o gol (uma cena que seria cômica se não fosse trágica) foi repetido à exaustão na internet. Os torcedores que secaram o São Paulo se divertiram com várias piadas sobre o assunto.
Fonte: http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/copa-sul-americana/ultimas-noticias/2014/11/27/escorregao-de-kardec-vira-piada-e-aumenta-trauma-do-sao-paulo-com-penaltis.htm

São Paulo quer contratar "2 ou 3" reforços para 2015 e descarta veteranos

Jovens de 24 a 26 anos, com bom caráter e comprometidos, que venham para ser titulares. Esse é o perfil dos jogadores que o São Paulo quer contratar para a próxima temporada. E não precisam ser muitos: Ataíde Gil Guerreiro, vice-presidente de futebol, disse que o clube está buscando apenas dois ou três atletas para reforçar o reduzido elenco, que se dividia entre duas competições até a última quarta-feira.
O cartola também descartou contratar "veteranos", como ele classificou atletas com muita idade e rodagem. E citou nominalmente Edu Dracena, 33, zagueiro e capitão do Santos, que recentemente foi apontado como alvo do São Paulo.
"O mundo é dos jovens, meu amigo", disse ele à reportagem. "Você acha que um velhinho como eu pode fazer alguma coisa? Não que o Dracena não seja um excelente jogador, mas aqui temos uma questão de filosofia. Se quiséssemos zagueiro com experiência, contrataríamos o Lugano, que a torcida adora."
A contratação do uruguaio, que volta e meia é especulada no Morumbi, sempre é descartada porque a diretoria acredita que é melhor apostar em atletas mais jovens.
Questionado sobre as posições prioritários para reforços, Guerreiro preferiu não indicar nenhuma e disse que novidades podem surgir para qualquer área do campo. O técnico Muricy Ramalho já disse que quer contar com jogadores versáteis, que possam fazer diferentes funções.
Em entrevista recente, Muricy chegou a cobrar mais celeridade nas negociações.
"Realmente está uma coisa muito demorada porque estão pedindo preços exorbitantes", reclamou o cartola, se referindo ao mercado de transferência. Ele também disse que os reforços estão sendo discutidos constantemente com Muricy Ramalho.
Guerreiro descartou preocupação maior em contratar um substituto para Kaká, que deixará o time no fim da temporada, rumo aos EUA. Na visão da diretoria, Michel Bastos fará a função do atual camisa 8.
"A posição do Kaká está muito bem preenchida pelo Michel Bastos. Mas eu vou dizer uma coisa: bem que eu gostaria de trazer um jogador que desse assim um impacto tão bom como deu o Kaká, mas está difícil."
De saída?
Quase todos os jogadores do São Paulo têm contrato, pelo menos, até dezembro de 2015. As exceções são Kaká, que deixará o clube, Rogério Ceni, que renovou até agosto, e o lateral Alvaro Pereira, que tem contrato de empréstimo (junto à Inter de Milão) até junho de 2015.
Ataíde Gil Guerrero diz que não existe preocupação agora em negociar a extensão do vínculo do uruguaio, titular absoluto de Muricy, cujo elenco é carente de laterais. O cartola afirma não temer uma possível saída de Pereira, que já poderia assinar um pré-contrato com outro clube a partir de janeiro.
"Se quiser sair, que saia. A lei permite, é direito do jogador. Não vou discutir contrato antes do fim do contrato. Acredito que se foi assinado, é para ser cumprido."  
Questionado sobre se algum dos atuais jogadores do elenco tem proposta para deixar o clube, Guerreiro disse que não foi comunicado por nenhum deles sobre isso.
Além dos "dois ou três" reforços, a diretoria pretende profissionalizar mais jovens de suas categorias de base. A ideia é testá-los no Campeonato Paulista e aproveitá-los depois na Libertadores e no Brasileiro.
O São Paulo treina nesta sexta para enfrentar o Figueirense, domingo, no último jogo no Morumbi pela temporada de 2014.

Fonte: http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2014/11/28/sao-paulo-quer-contratar-2-ou-3-reforcos-para-2015-e-descarta-veteranos.htm

Top 10 jogadores até o momento

O revista inglesa Four Four Two divulgou nesta segunda-feira (01), a lista dos 100 melhores jogadores do mundo em 2014. Votado por especialistas escolhidos pela publicação, Cristiano Ronaldo vence como o melhor do mundo. O brasileiro mais bem colocado no ranking é Neymar, que aparece em 15º. 
Cristiano Ronaldo, Philipp Lahm e Lionel Messi aparecem nas três primeiras colocações. Neymar é o primeiro brasileiro a figurar no ranking. Depois dele, outros cinco brasileiros são listados.
São eles: o zagueiro Thiago Silva, em 29º; o meia Oscar, em 58º; o lateral Marcelo, em 71; o zagueiro Dante, 77º; e o lateral Daniel Alves, em 95º.
Além dos brasileiros, todos com passagens pela seleção, o naturalizado espanhol Diego Costa também está na lista. O atacante do Chelsea aparece no top 10 e é o 7º.
Confira o top 10 eleito pela revista:
1-Cristiano Ronaldo
2- Philipp Lahm
3- Messi
4-Manuel Neuer
5- Gareth Bale
6- Ibrahimovic
7- Diego Costa
8- Luis Suárez
9- Angel Dí Maria
10- Arjen Robben
Fonte: http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2014/12/01/revista-coloca-neymar-apenas-como-o-15-melhor-jogador-do-ano.htm

Jogador erra salto ao comemorar gol e morre com lesão na medula

Ganhando holofotes no mundo com sua nova Super League, o futebol indiano viveu uma grande tragédia no último domingo. O jovem Peter Biaksangzuala, de 23 anos, morreu após cinco dias de internação no hospital Aizawl, onde chegou depois de errar um salto quando comemorava um gol pelo Bethlehem Vengthlang diante do Chanmari West, por uma liga regional da província de Mizoram, na Índia. 
Frame Peter India (Foto: Reprodução/Youtube)Companheiros tentam ajudar Peter logo após queda 

Em duelo realizado na última terça-feira, Peter foi o responsável pelo gol de empate em 1 a 1, aos 16 minutos do segundo tempo. Depois de aproveitar um rebote do goleiro, o meia saiu para comemorar com uma sequência de saltos mortais. Após dar o primeiro giro, o jogador emendou o segundo, mas caiu de mau jeito, com o pescoço virado, e apagou imediatamente.
Os companheiros perceberam que o jogador havia se machucado e imediatamente correram para tentar ajudar. Peter foi levado para o hospital Aizawl, onde realizou um exame que identificou uma lesão grave na medula. Depois de cinco dias internado no CTI, o jogador morreu na manhã do último domingo
.
Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2014/10/jogador-erra-salto-comemorando-gol-e-morre-apos-sofrer-lesao-na-medula.html

Já pensando em 2015, Flamengo pode anunciar a contratação de jogador do ASA

Clube aguarda os resultados de exames médicos para poder fechar contrato com o meia de Thallyson, de 23 anos

A diretoria do Flamengo está trabalhando já com o pensamento na próxima temporada, e o primeiro reforço para 2015 pode ser o meia Thallyson, que se destacou pelo ASA-AL na Série C do Campeonato Brasileiro. O jogador, de 23 anos, também pode ser aproveitado como lateral-esquerdo e foi revelado nas categorias de base do clube alagoano. O atleta estava no Rio de Janeiro na semana passada realizando exames médicos sob a orientação de profissionais do Fla, que aguarda apenas os últimos resultados para anunciar a chegada do jogador.




Thallyson será contratado por empréstimo de um ano, com o Flamengo tendo a preferência para a compra em definitivo dos direitos federativos do jogador. As bases salariais já foram acertadas. A chegada deste atleta deixa evidente que o clube vai seguir a linha de apostar em jovens que se destacam por equipes de menor investimento e que podem se tornar soluções rápidas e baratas para algumas posições.
Seguindo essa linha de raciocínio, o Rubro Negro contratou alguns jogadores que se destacaram, como o atacante Paulinho, e outros que não tiveram tanto sucesso e acabaram emprestados a outros clubes ou devolvidos, como o volante Val e o atacante Bruninho.
O técnico Vanderlei Luxemburgo já foi comunicado pelo departamento de futebol que a política de contratações não vai ser muito alterada em relação ao ano de 2014. Isso porque o orçamento só iria aumentar em caso de conquista de uma vaga na próxima Copa Libertadores, algo que não aconteceu com a eliminação para o Atlético-MG nas semifinais da Copa do Brasil.
Alguns olheiros do clube, inclusive, estão preparando um relatório com nomes de jogadores que se destacaram na Série B do Campeonato Brasileiro e também na Terceira e na Quarta divisões. O Rubro-Negro, inclusive, estaria já em negociações adiantadas com alguns destaques da Segundona, mas mantendo os nomes em sigilo para evitar maiores problemas, já que a Série B só chegará ao fim no próximo sábado.
Além de mapear o mercado, o Flamengo acertou a compra dos direitos federativos do zagueiro Dener e do atacante Matheus Sávio, que se destacaram pelo time de juniores do clube na conquista do Torneio Otávio Pinto Guimarães, tradicional competição da categoria no estado do Rio de Janeiro. O curioso é que o dinheiro para esse pagamento foi doado por campanhas de torcedores, iniciadas no começo deste ano.
Fonte: http://esporte.ig.com.br/futebol/2014-11-25/ja-pensando-em-2015-flamengo-pode-anunciar-a-contratacao-de-jogador-do-asa.html

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Símbolo da Faculdade de Educação Física

Olá pessoal,
Uma das faculdades ligadas a esporte é a de Ed. Física este é o emblema dela: 


DISCÓBOLO
O Discóbolo de Mirón foi escolhido como símbolo da Educação Física por representar a força e o dinamismo característicos dessa profissão. Aprovada em reunião plenária do Conselho Federal de Educação Física, tal escolha está documentada no texto abaixo:
Art. 1º - Ficam aprovados o símbolo, a cor e o anel de grau da Profissão de Educação Física, como segue:
§1º - SÍMBOLO: Discóbolo - por estar baseado nos movimentos do corpo humano em ação. O Discóbolo de Mirón é a mais célebre das estátuas atléticas. Segundo pesquisa: "...o corpo revela um cuidadoso estudo de todos os movimentos musculares, tendões e ossos que fazem parte da ação; as pernas, os braços e o tronco inclinam-se para imprimir maior impulso ao golpe; o rosto não parece contorcido pelo esforço, mas calmo e confiante na vitória"(...).
Peculiaridades desta célebre escultura
Significado do Termo: Atleta que arremessava o disco nos jogos esportivos da Grécia antiga (HOUAISS, 2001). Estátua grega de bronze esculpida por Miron no século V a. C. de um atleta pronto para lançar o disco. É uma das mais célebres obras clássicas e sobrevive apenas em algumas réplicas Romanas. Foi exaustivamente copiado no Neoclassicismo (HOUAISS, 2001). Encontra-se atualmente no Museo Nazionale Romano em Roma, Itália.
Conceito: É a representação ideal de um atleta. Capta a natureza do movimento como se tratasse de uma fotografia instantânea. A detalhada descrição da musculatura revela grande conhecimento da anatomia masculina. O rosto é inexpressivo e ideal, sem revelar o esforço do lançamento.
Autor: Mirón (490-430 a.C.), escultor grego nacido em Eleutera. Trabalhou, principalmente, com o bronze.



Fonte: http://futebolprimeiraclasse.blogspot.com.br/

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Universidades de Educação Física no Estado de São Paulo


 Para essa postagem, pesquisei algumas universidades de São Paulo que oferecem o curso de Educação Física. Confira:


Estado de São Paulo:



  Existem várias Universidades que oferecem o curso de Educação Física em São Paulo, abordei dez delas só para vocês terem uma noção do quão importante ela é, como todas as outras profissões.

Fonte: http://ruf.folha.uol.com.br/2013/rankingdecursos/educacaofisica/avaliacao_de_ensino.shtml

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A origem do Futebol

Origem do futebol 
Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda não eram o futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de esporte desde os tempos antigos.
O futebol tornou-se tão popular graças a seu jeito simples de jogar. Basta uma bola, equipes de jogadores e as traves, para que, em qualquer espaço, crianças e adultos possam se divertir com o futebol. Na rua, na escola, no clube, no campinho do bairro ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vários cantos do mundo começam a praticar o futebol.
pai do futebol no Brasil Charles Miller: pai do futebol no Brasil

História do Futebol: origens

Origens do futebol na China Antiga
Na China Antiga, por volta de 3000 a.C, os militares chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. Após as guerras, formavam equipes para chutar a cabeça dos soldados inimigos. Com o tempo, as cabeças dos inimigos foram sendo substituídas por bolas de couro revestidas com cabelo. Formavam-se duas equipes com oito jogadores e o objetivo era passar a bola de pé em pé sem deixar cair no chão, levando-a para dentro de duas estacas fincadas no campo. Estas estacas eram ligadas por um fio de cera.
O futebol na Idade Média
Há relatos de um esporte muito parecido com o futebol, embora usava-se muito a violência. O Soule ou Harpastum era praticado na Idade Média por militares que dividiam-se em duas equipes : atacantes e defensores. Era permitido usar socos, pontapés, rasteiras e outros golpes violentos. Há relatos que mostram a morte de alguns jogadores durante a partida. Cada equipe era formada por 27 jogadores, onde grupos tinham funções diferentes no time: corredores, dianteiros, sacadores e guarda-redes.
Na Itália Medieval apareceu um jogo denominado gioco del calcio. Era praticado em praças e os 27 jogadores de cada equipe deveriam levar a bola até os dois postes que ficavam nos dois cantos extremos da praça. A violência era muito comum, pois os participantes levavam para campo seus problemas causados, principalmente por questões sociais típicas da época medieval.
O barulho, a desorganização e a violência eram tão grandes que o rei Eduardo II teve que decretar uma lei proibindo a prática do jogo, condenando a prisão os praticantes. Porém, o jogo não terminou, pois integrantes da nobreza criaram um nova versão dele com regras que não permitiam a violência. Nesta nova versão, cerca de doze juízes deveriam fazer cumprir as regras do jogo.
O futebol chega à Inglaterra
Pesquisadores concluíram que o gioco de calcio saiu da Itália e chegou a Inglaterra por volta do século XVII. Na Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. O campo deveria medir 120 por 180 metros e nas duas pontas seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol. A bola era de couro e enchida com ar. Com regras claras e objetivas, o futebol começou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa. Aos poucos foi se popularizando. No ano de 1848, numa conferência em Cambridge, estabeleceu-se um único código de regras para o futebol. No ano de 1871 foi criada a figura do guarda-redes (goleiro) que seria o único que poderia colocar as mãos na bola e deveria ficar próximo ao gol para evitar a entrada da bola. Em 1875, foi estabelecida a regra do tempo de 90 minutos e em 1891 foi estabelecido o pênalti, para punir a falta dentro da área. Somente em 1907 foi estabelecida a regra do impedimento.
O profissionalismo no futebol foi iniciado somente em 1885 e no ano seguinte seria criada, na Inglaterra, a International Board, entidade cujo objetivo principal era estabelecer e mudar as regras do futebol quando necessário. 
No ano de 1897, uma equipe de futebol inglesa chamada Corinthians fez uma excursão fora da Europa, contribuindo para difundir o futebol em diversas partes do mundo.
História do Futebol no Brasil
Nascido no bairro paulistano do Brás, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil.
O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizados em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Os funcionários também eram de origem inglesa. Este jogo foi entre FUNCIONÁRIOS DA COMPANHIA DE GÁS X CIA. FERROVIARIA SÃO PAULO RAILWAY.
O primeiro time a se formar no Brasil foi o SÃO PAULO ATHLETIC, fundado em 13 de maio de 1888.
No início, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada a participação de negros em times de futebol.
Em 1950, a Copa do Mundo foi realizada no Brasil, sendo que a seleção brasileira perdeu o título, em pleno Maracanã, para a seleção Uruguaia (Uruguai 2 x Brasil 1). Em 2014, a Copa do Mundo de Futebol será realizada novamente no Brasil.
Você sabia?
- Comemora-se em 19 de julho o Dia Nacional do Futebol. A data foi instituída pela antiga CBD (Confederação Brasileira de Desportos) em homenagem ao time mais antigo do Brasil. O Sport Club Rio Grande, da cidade de Rio Grande (RS), foi fundado em 19 de julho de 1900.

Fonte : http://www.suapesquisa.com/futebol/

A camisa de futebol


Apresentarei como eram as camisas de futebol desde os anos 60 até hoje em dia e quão grande são as diferenças entre elas. 

Anos 60

  No começo dos ano 60, os decotes carecas começaram a substituir as golas V. As camisas na Inglaterra e no continente foram se tornando mais leves e apertadas e novamente surgiram as mangas longas. Camisas de cor sólida, que refletiam a estética elegante da década de 1960 tornaram-se moda. Cores sólidas eram mais ousadas ​​e ficavam melhor sob os holofotes que hoje estão presentes na maioria dos estádios. Camisas listradas e com arcos desapareceram dos campos durante a década de 1960. Durante essa época, as equipes usavam camisas e shorts da mesma cor.


Anos 70

Passando dos anos 60 para os 70, o diferente logotipo com 3 listras do fabricante alemão Adidas se tornou comum nas mangas das primeiras camisas de futebol europeias e, mais tarde, inglesas. Por volta de 1970, muitas equipes começaram a voltar para um modelo mais moderno, e assumiram suas cores tradicionais. Listras e aros estavam de volta, embora em variações modernas mais elegantes. E, como quase todos os outros lugares em 1970, em campo, os colarinhos ficaram maiores. Em 1979, o time de Liverpool foi o primeiro na Inglaterra a vender espaço publicitário na parte da frente de sua camisa. Outros clubes do país e do continente rapidamente seguiram o exemplo.


Anos 80


Por alguns anos, as emissoras se recusaram a mostrar os jogos de times com marcas nas camisas. No entanto, em 1983 cederam, e aí surgiu a camisa da era do marketing. Adidas, Puma, Kappa, Le Coq Sportif, Umbro e, mais tarde, uma marca americana nova chamada Nike, começaram a fabricar camisas para as equipes ao redor do mundo. Consequentemente, o logotipo de uma dessas empresas é visto na camisa de quase todos os jogadores profissionais de futebol no mundo. No final dos anos 80 as camisas tinham os novos tecidos, que eram muito finos e leves — alguns como poliéster "performance" tornaram-se amplamente disponíveis. Os times começaram a fazer mangas curtas e longas permitindo que os jogadores escolhessem com qual iriam jogar no dia.


A partir dos anos 90 


Ao longo das décadas de 80 e 90, a camisa de futebol tornou-se cada vez mais o domínio do mercantilismo. A publicidade comercial na parte da frente das camisas de futebol é universalmente aceita e muitas vezes aparece até mesmo nas cópias. Atualmente uma camisa de futebol tem o logotipo do patrocinador, do fabricante, da equipe, o nome do jogador e número, todos competindo por espaço. O único time grande no mundo que não vende o espaço na frente de suas camisas para os anunciantes é o espanhol, Barcelona, que em vez disso doa esse espaço para a Unicef. Camisas de futebol modernas são agora todas feitas de poliéster leve de "performance". Como camisas réplicas tornaram-se mais populares com os fãs, os projetos foram alterados para refletir isso. Não é mais suficiente a camisa ficar bem apenas com shorts em campo. Estes dias tem que combinar também com o jeans na rua.

Fonte: http://www.ehow.com.br/historia-camisa-futebol-sobre_8251/